Casos de Sucesso /

SAS São Paulo
Praça João Duran Alonso, 34 - 11º. Andar - Brooklin
Tel: 11 4501 5300
www.sas.com/br/

Casos de Sucesso

Versão para impressãoVersão para impressão

Casos de Sucesso

 

SAS NO MUNDO ACADEMICO

O SAS iniciou suas atividades no meio acadêmico há mais de trinta anos, com um projeto de doutorado de Jim Goodnight (atualmente CEO do SAS) e mais três colegas da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos com a proposta de estimar dados de colheita.

A empresa que começou como um projeto da área de agricultura cresceu desde então, mas não abriu mão da área acadêmica e até hoje trabalha junto aos professores, estudantes e pesquisadores para disseminar o conceito de inteligência analítica e soluções do SAS na academia.

SAS Global Academic Program promove uma rede de consultores, profissionais e acadêmicos para estimular o conhecimento, a troca de idéias e o desenvolvimento de pesquisas e, por conta de seu reconhecimento, a Universidade de Brasília contatou o SAS para expandir o conhecimento dos seus alunos.

Segundo o professor do Instituto de Ciências Exatas da UnB, George Freitas von Borries, PhD em Estatística pela Kansas State University, a universidade buscou parcerias com o SAS pois a companhia oferece uma série de soluções analíticas que podem ser aplicadas em nos níveis de graduação, especialização e pós-graduação. "Muitos fornecedores oferecem soluções para várias de nossas necessidades, já que somos um departamento de pesquisa que trabalha em frentes distintas. Porém, nenhum deles oferece um conjunto de soluções tão diversificadas quanto o Instituto SAS" relata.

O professor George afirma que o treinamento em SAS auxilia a entrada dos alunos no mercado. "O que podemos notar é que muitos de nossos estudantes de graduação conseguem seus empregos antes mesmo da conclusão do curso. Além da qualidade do ensino, uma das razões que contribui para esta realidade é o conhecimento que eles possuem nas soluções do SAS, uma vantagem competitiva que impressiona positivamente as empresas contratantes".

"No Brasil, o SAS é com certeza um diferencial para os nossos alunos conseguirem melhores empregos. Se nós considerássemos estatisticamente, eu diria que ter experiência com SAS em mais de 70% dos casos ajudou na contratação", complementa o Professor.

Desde a implementação do SAS, o professor von Borries tem a garantia de uma ferramenta profissional (a mesma utilizada no mercado de trabalho) para a manipulação e análise de dados e relata que não precisa mais recorrer a outros softwares: "Os professores podem trabalhar em sua pesquisa e aulas com a garantia de ter uma solução testada e aprovada em diferentes plataformas.

Atualmente, von Borries trabalha em um projeto de pesquisa sobre biopotênciais em parceria com a Universidade do Texas. "O melhor é que nós temos o mesmo software que as instituições internacionais estão usando em suas pesquisas. Isto comprova que estamos um passo a frente no ensino de estatística no Brasil" orgulha-se o professor. Um exemplo de projeto desenvolvido pela UnB é a orientação de cinco alunos em métodos clustering para dados biopotenciais de sinais de eletroencefalografia (EEG), com técnicas como SOM, densidade de clustering e repetições de medidas.

Nos próximos cinco anos, nossa expectativa é apresentar as soluções do SAS para 400 alunos do Departamento de Estatística, além de ex-alunos em cursos de extensão e eventuais alunos de outros departamentos. A UnB está avaliando a possibilidade de inaugurar mais um laboratório e, neste caso, as soluções do SAS poderão ser lecionadas em disciplinas de serviço para outros cursos da Universidade. O SAS Global Academic Program oferece um suporte completo para alunos e professores. São mais de 80 cursos, apoio aos professores por meio de uma consultoria especializada, biblioteca virtual, treinamentos, webcasts, recursos para estatísticas, white papers, publicações e eventos.

Perfil UNB
A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962. Atualmente, possui mais de 1.400 professores e cerca de 2.230 servidores. A UnB oferece 72 cursos de graduação, 64 de mestrado, 45 de doutorado e dezenas de especializações. Os órgãos complementares auxiliam os alunos no desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. São eles: o Hospital Universitário de Brasília, a Biblioteca Central, a Fazenda Água Limpa, o Centro de Informática, a UnB TV e a Editora UnB.

Copyright © SAS Institute Inc. All Rights Reserved.

George Freitas von Borries, PhD
Instituto de Ciências Exatas da UnB

UNB

Desafio:
O Departamento de Estatística do Instituto de Ciências da Universidade de Brasília, uma das mais respeitadas instituições acadêmicas do Brasil, estava em busca de um sistema de inteligência analítica que oferecesse uma extensa gama de soluções em estatística a fim de aprimorar as pesquisas acadêmicas nessa área.
Solução:
O SAS, por meio do seu programa de relacionamento com universidades, o Global Academic Program, iniciou uma parceria com a UnB há quatro anos para promover suas soluções e incentivar a iniciação da área acadêmica do Departamento de Estatística com o Laboratório de Ensino do Instituto de Ciências Exatas da universidade. Estas ações têm promovido avanços na pesquisa acadêmica e na formação diferenciada dos graduandos do departamento de estatística, destacando-se no mercado de trabalho pelo conhecimento em soluções SAS.