Casos de Sucesso /

SAS São Paulo
Praça João Duran Alonso, 34 - 11º. Andar - Brooklin
Tel: 11 4501 5300
www.sas.com/br/

Casos de Sucesso

Versão para impressãoVersão para impressão

Casos de Sucesso

 

Reconhecendo oportunidades em dados não estruturados

A Serasa Experian é a primeira instituição a utilizar no Brasil o SAS Text Miner para processamento de dados não estruturados, além de outras ferramentas proprietárias do grupo Experian. Dessa forma a empresa garante a inovação e a oferta dos modelos matemáticos mais precisos do mercado.

Enquanto as instituições financeiras discutem perfis de credores e devedores para avaliar riscos, bilhões de dados trabalhados de diversas formas chegam aos analistas e consultores da Serasa Experian, que respondem on-line e em tempo real a quatro milhões de consultas por dia, demandadas por 400 mil clientes diretos e indiretos.

Diante de tal volume de dados, a Serasa Experian avalia constantemente as melhores práticas de TI para atingir a excelência em seu principal negócio – a informação.

"Para a Serasa Experian, a inteligência dos dados é muito mais crítica porque a análise de informações está no cerne dos nossos serviços", explica Fabio Wendling Muniz de Andrade, gerente da área de Analytics & Data Intelligence.

Usuária da solução SAS Enterprise Miner, de mineração de dados estruturados, a Serasa Experian percebeu uma oportunidade no volume crescente de informações em forma de texto. "Com o aumento do volume de dados não estruturados, notícias de jornais, documentos da própria organização e principalmente da Internet, temos a necessidade de organizá-los e estruturá-los para que possam ser utilizados mais efetivamente, para gerar soluções diferenciadas", afirma Andrade. E foi justamente por isso que a empresa adquiriu a solução SAS Text Miner, para a mineração de textos.

A solução SAS Enterprise Miner extrai informações de qualquer lugar, seja em banco de dados, planilha ou até texto, com o Text Miner, que podem ser analisadas de acordo com o interesse do negócio.

"O Text Miner automatizará a análise de informações baseadas em texto permitindo que elas sejam utilizadas em modelos estatísticos. E a solução contribuirá para que aumentemos nossa liderança no mercado, bem como a excelência na prestação de serviços e produtos mais qualificados", afirma Andrade.

A Serasa espera também atingir resultados operacionais como a otimização do trabalho de analistas de crédito, responsáveis pela avaliação do grande volume de informações sobre empresas publicadas em jornais e na Internet. A solução identifica os termos chave no texto que possuem valor informacional e vão possibilitar maior eficiência na análise de informações, o core bussines da empresa.

PERFIL DA SERASA EXPERIAN

Missão:
Desenvolver e integrar conhecimento, tecnologia e serviços de informação para apoiar a validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, gerando valor para profissionais, clientes, acionistas, fornecedores e sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Visão:
Ser a primeira em cada uma das maiores economias da América Latina e liderar a inovação e a transformação do mercado de soluções de informação, como primeira escolha dos clientes.

Perfil
A Serasa Experian, parte do grupo Experian, é o maior bureau de crédito do mundo fora dos Estados Unidos, detendo o mais extenso banco de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econômicos.

Há mais de 40 anos presente no mercado brasileiro, a Serasa Experian participa da maioria das decisões de crédito e negócios tomadas no País, respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, demandadas por 400 mil clientes diretos e indiretos.

A Serasa Experian diferencia-se por oferecer soluções integradas que abrangem todas as etapas do ciclo de negócios: prospecção, gestão de clientes e prospects, aquisição e concessão de crédito, gestão da carteira de crédito, cobrança, fraude e validação.

O uso coordenado de informações consistentes e abrangentes de marketing e crédito, scorings e ratings avançados, sistemas de decisão de alta performance e softwares de gestão completos permite um resultado ainda melhor para os negócios, possibilitando a tomada de decisões mais rápidas, com menor risco e maior rentabilidade.

Copyright © SAS Institute Inc. All Rights Reserved.

Serasa

Desafio de Negócio:
Desenvolver constantemente os melhores modelos estatísticos que suportem os produtos de classificação de risco de crédito de empresas e consumidores, combinado com os serviços de consultoria para acelerar o retorno sobre o investimento dos clientes.
Solução:
Adquirido em Março de 2009, o SAS Text Miner – que otimiza o processo de extração de dados não estruturados de forma automatizada – atenderá o mercado latino-americano da Serasa Experian em três áreas iniciais: avaliação de crédito, fraudes e marketing.
Citação:

O Text Miner do SAS, com o apoio de ferramentas da própria Experian, automatizará a análise de informações baseadas em texto permitindo que elas sejam utilizadas em modelos estatísticos. E a solução contribuirá para que aumentemos nossa liderança no mercado, bem como a excelência na prestação de serviços e produtos mais qualificados.

Fabio Wendling

Gerente, Analytics & Data Intelligence, Serasa Experian