Casos de Sucesso /

SAS São Paulo
Praça João Duran Alonso, 34 - 11º. Andar - Brooklin
Tel: 11 4501 5300
www.sas.com/br/

Casos de Sucesso

Versão para impressãoVersão para impressão

Casos de Sucesso

 

GOVERNO BRASILEIRO CONTA COM O SAS


Video - Caso de Sucesso IBG
Veja este video e saiba como o SAS ajuda o IBGE.
(Duração 4 mins, 12 secs)

Entrevista
Você têm as perguntas? Nossos clientes têm as respostas.
Eduardo Robson Tardin Costa 
Assistant Director IT, IBGE
 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem utilizado as ferramentas de Inteligência Analítica SAS por aproximadamente três décadas com o objetivo de prover informações utilizadas para traçar o futuro do Brasil.

"Nossa missão é prover aos funcionários públicos brasileiros toda a informação necessária para entender o que está acontecendo em nosso país, desta maneira os cidadãos podem efetivamente exercitar sua cidadania", comenta Eduardo R. T. Costa, Diretor Assistente de T.I. do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. "Nós conduzimos todos os tipos de pesquisas e provemos mensalmente estudos contemplando desde atividades econômicas até variações demográficas."

O fluxo de dados vem de múltiplas fontes de várias regiões do país. O IBGE avalia os questionários dos cidadãos ou os processos de entrevistas de campo, documentos de pesquisas de preços ou até mesmo análises cartográficas além de conduzir a coleta tradicional e a avaliação de registros administrativos de vários orgãos governamentais.

O SAS PROVÊ SOLUÇÕES PARA TRABALHOS COMPLEXOS

Com a coleta de dados de numerosas fontes e com requisições variadas de níveis de acesso, o SAS oferece ao IBGE as melhores ferramentas de Inteligência Analítica do mercado. Estas ferramentas permitem aos diversos usuários do IBGE extrair e encontrar informações requeridas para seus projetos.

"O SAS é amplamente utilizado em todos os níveis da organização: dos mais baixos aos mais altos, até os mais importantes – chegando à Diretoria," comenta Costa. "Algumas pessoas começaram a usar o SAS ainda como trainees, e atualmente são diretores que continuam a utilizar o SAS."

Cada vez mais está se tornando crítico para os pesquisadores de todas as indústrias, governamentais ou privadas, ter ferramentas e soluções de Inteligência Analítica integradas. Os dados devem estar cruzados e os diversos membros da organização devem estar aptos para obter a informação e, além disso, obtê-la rapidamente.

"Nós sempre temos que aprimorar a produtividade, desenvolver atividades mais complexas e realizá-las com maior agilidade," comenta Costa. "É por isso que nós utilizamos o SAS. Nós concluímos as tarefas com maior agilidade e necessitamos de menos pessoas para realizar a mesma atividade utilizando as ferramentas de Inteligência Analítica do SAS."

A demanda por informação é tremenda e encontra-se constantemente em crescimento. "Informações detalhando indicadores de preços, indicadores de indústria e PIB geralmente devem ser rapidamente analisadas e entregues aos responsáveis pela tomada de decisão," comenta Costa. "Este fator é crítico para o planejamento efetivo do governo."

REGISTRO COMPROVADO DA TRAJETÓRIA O IBGE

tem utilizado as soluções SAS por aproximadamente três décadas, antes de adota-las , os pesquisadores brasileiros utilizavam linguagens básicas de computadores atendendo aos projetos de programas de T.I. e conduzindo pesquisas complexas. Uma vez que as agências líderes observaram as capacidades das soluções SAS, elas investiram em tecnologia e estavam aptas a focar mais especificadamente em coleta de dados, processamento e demonstração.

Costa trabalha há mais de 20 anos com as soluções SAS e acrescenta, "Não existe outra solução como o SAS que pode manipular o grande volume de dados que possuímos. Nós temos observado a evolução tecnológica do SAS, e temos incorporado estas novas versões. Os ganhos são bem claros, especialmente em termos de produtividade."

Costa comenta que trabalhar com o SAS é uma "parceria verdadeira". Ele valoriza o lado sofisticado e, em contra partida, a fácil utilização das ferramentas, assim como o serviço pessoal e customizado oferecido pela empresa. "O governo e os cidadãos brasileiros se beneficiam da alta qualidade dos dados entregues pelo orgão utilizando o SAS," ele comenta. "Eu não conheço nenhuma outra solução que possa me proporcionar o mesmo resultado."

Copyright © SAS Institute Inc. All Rights Reserved.

IBGE

Desafio:
Compilar, processar e prover informações governamentais de recursos de dados múltiplos.
Solução:
As ferramentas de Inteligência Analítica do SAS tem fornecido vários programas integrados por quase três décadas.
Benefits:
Informações integradas e disponíveis rapidamente, provendo o governo brasileiro com dados necessários para tomar decisões.
Citação:

Os ganhos com o SAS são bem claros. Nós realizamos nossas tarefas com maior agilidade. Nós precisamos de menos pessoas para desenvolver as mesmas atividades

Eduardo R.T. Costa

Diretor Assistente de T.I., IBGE