Casos de Sucesso /

SAS São Paulo
Praça João Duran Alonso, 34 - 11º. Andar - Brooklin
Tel: 11 4501 5300
www.sas.com/br/

Casos de Sucesso

Versão para impressãoVersão para impressão

Casos de Sucesso

 

Perspectivas sob controle

HSBC adota SAS para acompanhar resultados da carteira da área de empréstimos e cobrança

Até 2005, o HSBC Bank Brasil, parte do grupo britânico HSBC com mais de 930 agências espalhadas pelo País, não conseguia manipular como gostaria os dados gerados por sua área de empréstimos e cobrança, bem como avaliar informações antigas e realizar projeções com base nessas informações. Era necessário criar uma base única de clientes e produtos, o que só foi possível com a migração para as soluções do SAS naquele ano. "A adoção do SAS abriu um leque de possibilidades para o banco", conta Fernando Rigotti, coordenador de cobrança do HSBC.

Antes, o banco só conseguia trabalhar com bases de dados restritas, com poucos milhões de registros, e o acompanhamento dos empréstimos era realizado por lotes. Era visível a necessidade de adotar uma avaliação analítica, cliente a cliente. "Essa possibilidade traz um ganho imprescindível, além de permitir ao banco tomar decisões antes de a inadimplência acontecer, evitando novos casos. É importante fazer esse acompanhamento para antecipar o comportamento do cliente", diz Rigotti, acrescentando que a utilização da modelagem ajudou a definir se o cliente é bom ou mau para a cobrança, suas probabilidades de pagamento; processos de avaliações de estratégias e novas ofertas de produtos.

Com base nesse conhecimento, o banco pode aumentar as opções de estratégias de cobrança – como, por exemplo, o número de ligações feitas, o envio de mensagens de texto pelo celular (SMS) e cartas, recados de voz, entre outras ações. "Além dos atrasos, podemos acompanhar as variáveis de cada caso, como valor devido, quantas vezes o pagamento foi atrasado ou mesmo quantas ligações já realizei para determinado cliente", afirma o coordenador. "As soluções SAS contribuíram para as mudanças de conceito com relação a todas as ações tomadas. Se o banco não controlar as provisões dos contratos em atraso, deixa de investir em novos clientes."

A implementação do SAS incluiu a criação de uma base de dados histórica de operações (que hoje é atualizada diariamente), que gera uma matriz com os valores em atraso movimentados nos últimos 30 dias. Macros auxiliam na transição das datas, para o cálculo da média ponderada da rolagem em relação ao dia anterior, nos últimos 30 dias da base – cálculo esse que é repetido de cinco a 360 dias de atraso.

Com a nova plataforma, só em 2006 o banco conquistou uma redução de 6% na provisão de devedores duvidosos, que é o montante que deve ser entregue ao Banco Central como forma de garantir,que a instituição terá como saldar suas dívidas. Hoje, também, o HSBC consegue importar para o sistema arquivos de texto para a emissão de relatórios. "É importante ressaltar que todo o processo pode ser feito em cima do SAS, sem necessidade de usar nenhuma outra solução adicional. Temos controle total de carteira, com informações que permitem ir fundo nos detalhes, conhecer mais o produto e o cliente. Além disso, há o recurso preditivo, que permite antecipar as oscilações", diz Rigotti.

Agora, o banco pretende adicionar novas funcionalidades ao sistema, como projetar a entrada dos novos contratos e melhorar a consistência dos dados antes da inclusão na base.

Perfil HSBC Bank Brasil

Missão, Visão e Valores

Missão: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

Visão: Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.

Valores:
* Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética.
* Nossa comunicação deve ser clara e precisa.
* Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado.
* Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

Histórico
Fundada em 1865 e com sede em Londres, no Reino Unido, a HSBC Holdings plc é uma das maiores organizações de serviços financeiros e bancários do mundo. Emprega 312 mil colaboradores e atende mais de 125 milhões de clientes. Sua rede internacional, interligada por tecnologia de ponta, é composta por dez mil escritórios em 83 países. Por meio dessa rede, o HSBC oferece a seus clientes uma ampla gama de serviços financeiros: banco de varejo, commercial, corporate, investment e private banking; trade services; cash management; serviços de tesouraria e mercados de capital; seguros e previdência; empréstimos e financiamentos; fundos de pensão e investimento e muito mais.

Perfil
O HSBC Bank Brasil é uma empresa consciente de seu papel na sociedade. Além de seguir uma série de Princípios e Valores que garantem um padrão ético, justo e responsável no tratamento dos negócios, tem uma Política de Qualidade que permite consolidar o desenvolvimento da empresa em bases sólidas e seguras, sempre com foco no cliente, considerado seu bem mais valioso.

A carteira atual do HSBC Bank Brasil é de aproximadamente 3,9 milhões de clientes Pessoa Física e 338.420 mil clientes Pessoa Jurídica. São mais de 934 agências, 458 postos de atendimento bancário e 828 postos de atendimento eletrônico em 563 municípios brasileiros. Além disso, os clientes contam com 5.845 caixas automáticos e 2.000 unidades de auto-atendimento.

Copyright © SAS Institute Inc. All Rights Reserved.

HSBC

Desafio:
 
Solução: