Notícias / Press Releases

SAS São Paulo
Praça João Duran Alonso, 34 - 11o. Andar - Brooklin
04571-070 - São Paulo - SP
Fone: (11) 4501-5300

Press Release

Versão para impressão Versão para impressão

Últimas Notícias

 

SAS avalia que mercado financeiro no Brasil está mais preparado para combate a fraudes e lavagem de dinheiro

Circular do Banco Central prevê que os avanços nos processos de comunicação entre instituições financeiras e a Coaf vão minimizar atividades fraudulentas de lavagem de dinheiro

São Paulo  (18 de Set. 2012)  – O Banco Central (BC) anunciou recentemente a circular 3.542/12 com objetivo de promover melhorias na qualidade das comunicações de instituições financeiras ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). A Circular amplia de 43 para cerca de 106 os exemplos de operações e situações que podem configurar indícios de ocorrências do crime de lavagem de dinheiro, inclusive quanto a operações ou situações consideradas suspeitas ou atípicas, que possam levar ao financiamento do terrorismo.

De acordo com o SAS, a medida é mais um importante passo do BC a ter efeito positivo no combate ao crime de lavagem de dinheiro e ao financiamento de atividades terroristas. “Acreditamos que são válidas as regulamentações propostas por entidades do setor que tenham o objetivo de tornar o processo de identificação de operações fraudulentas mais efetivas”, afirma Moises Santos, especialista de soluções de risco e prevenção a fraude do SAS Brasil. 

O SAS Financial Crimes Framework, já utilizado por instituições financeiras em todo o mundo, oferece uma solução específica para a prevenção da lavagem de dinheiro, o SAS AML (Anti Money Laundry) que, por beneficiar-se de análise estatística, eleva consideravelmente o nível de identificação de possíveis operações suspeitas. Esta tecnologia apoia os processos de due-diligence, gera alertas de risco automáticos para cada novo cliente e também para a base de clientes existente e suas transações. Além disso, pode preparar automaticamente os relatórios para comunicação das situações suspeitas ao Coaf obedecendo a seus padrões determinados.  

"O processo de detecção de crimes de lavagem de dinheiro se torna extremamente eficiente e preciso ao aplicarmos modelos estatísticos complexos. A priorização de casos para análise e a construção, bem como o envio automático de relatórios para o Coaf, garante que os times responsáveis pelas analises concentrem seus esforços nas situações que realmente requerem atenção e ação da instituição, ao mesmo tempo que garante a agilidade e a produtividade esperada pela gestão. O SAS já trabalha com clientes para o desenvolvimento de modelos e ferramentas analíticas apropriadas para o combate a este tipo de fraude", ressalta Moises Santos. Segundo o Ministério da Justiça, entre 2009 e junho desse ano, os esquemas de lavagem de dinheiro no País movimentaram cerca de R$ 11 bilhões.

No Brasil, o SAS conta com dois projetos em andamento para gestão de risco, com a Sicredi e o Banco do Brasil. Já na área de detecção e prevenção a fraudes, a empresa tem importantes projetos globais no segmento financeiro. O HSBC, por exemplo, confia no SAS para a detecção de transações fraudulentas de cartão de crédito em tempo real na América do Norte, Europa e Ásia (http://www.sas.com/success/HSBC.html). 

SAS já conta com mais de 80 implementações de sua solução de AML em clientes em todo o mundo, inclusive na America do Sul. "O SAS se orgulha do fato de que nenhum dos seus clientes esteve envolvido com incidentes relacionados à lavagem de dinheiro e/ou suporte ao terrorismo após a ter sua solução SAS AML ativada. Atualmente, dez dos 12 maiores bancos do País utilizam o SAS para diversas aplicações, tais como gerenciamento de dados, análises estatísticas, modelagens de crédito, comportamento de clientes, gestão de riscos e detecção de processos impróprios e fraudulentos", completa Santos.

Sobre o SAS

O SAS é o líder de mercado em soluções de inteligência analítica e serviços e o maior fornecedor independente no mercado de Business Intelligence. Com aplicações de negócios inovadoras, suportadas por uma plataforma de inteligência corporativa, o SAS ajuda clientes, em mais de 55 mil sites, a melhorar seu desempenho e oferecer valor por meio de decisões mais precisas e rápidas. Desde 1976, o SAS oferece THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento) a seus clientes. www.sas.com/br.

Instalada no Brasil desde 1996, a empresa conta hoje com 180 clientes e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Com 150 colaboradores, o SAS atua em setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação. The Power to Know® .

Mais notícias…

Copyright © SAS Institute Inc. All Rights Reserved.

Contatos Editoriais: