Casos de Sucesso
 

PT PRO Aprofunda Conhecimento do Negócio Com Tecnologia SAS

A elevada competitividade do mercado de Business Process Outsourcing levou a PT PRO – especializada na gestão de processos de suporte – a recorrer à solução SAS® Activity Based Management para obter, ao detalhe, a informação financeira relativa a processos/atividades e clientes. Com a solução do SAS, a PT PRO passou a identificar todos os custos diretos e indiretos alocados aos processos/atividades e aos clientes, bem como o seu impacto ao nível operacional. Esta informação permitiu à PT PRO tomar decisões estratégicas e operacionais de forma mais célere e eficaz.

Com vista a melhorar, em termos de custo, tempo e qualidade, a prestação de serviços aos cerca de 100 clientes que possui em Portugal, Espanha e Angola, a PT PRO – empresa do grupo Portugal Telecom especializada na gestão de processos de suporte – recorreu à solução SAS® Activity Based Management para desenvolver um modelo de custeio que lhe permitisse quantificar o tempo/custo das atividades executadas para cada cliente ao longo do tempo.

“A PT PRO procura fornecer aos seus clientes soluções de BPO que permitam às empresas reduzir custos, aumentar qualidade e concentrar-se no seu negócio core”, afirma Luís Oliveira, Responsável pela área de Planeamento e Controlo na PT PRO, no âmbito deste projeto. “Com a solução do SAS, conseguimos obter uma visão mais aprofundada do negócio, através de análises de produtividade e custos unitários, construção de orçamentos e rentabilidades por atividade e cliente, permitindo à gestão tomar melhores decisões a vários níveis, nomeadamente desenho de processos, afetação de recursos, revisão de pricings”.

A solução SAS® Activity Based Management permitiu tratar dados contabilísticos e operacionais, disponibilizando resultados via Web, de forma integrada e atualizada.

PT PRO Transforma Informação Operacional em Informação Financeira com Tecnologia SAS

A PT PRO possui uma aplicação que permite verificar o tempo alocado por cada um dos seus colaboradores aos diversos processos e clientes para os quais trabalha e um modelo de reporte financeiro baseado no centro de custo de cada departamento que inclui indicadores quantitativos. Com a solução do SAS, a empresa desenvolveu um modelo de custeio que integrou toda a informação proveniente destes dois sistemas, bem como toda a informação contabilística, passando a ter uma análise financeira ao nível do processo/atividade e do cliente mais detalhada.

“Necessitávamos de uma solução que nos permitisse identificar eficazmente os nossos recursos por pools, alocando-os às atividades que executam e aos clientes que servem”, continua António Pedro Registo, Responsável pela área de Pricing, Performance, Reporting e Custeio na PT PRO, no âmbito deste projeto. “Pretendíamos desta forma aferir sobre as melhorias a introduzir no desenho dos nossos processos, bem como obter resultados por atividade e por cliente que nos permitissem consolidar as nossas linhas de atuação”.

Uma vez que a solução SAS® Activity Based Management traduz, via OLAP, a informação fornecida pelos sistemas operacionais em custos por processos/atividades e por clientes, a PT PRO passou a possuir um meio célere para analisar uma realidade complexa sob diferentes perspetivas.

Para além disto, o facto de a solução SAS® Activity Based Management fornecer uma visão de causa/efeito das relações existentes entre recursos, processos/atividades e objetos de custo permitiu à PT PRO ter mais um instrumento para uma melhor previsão das necessidades de recursos e uma melhor adequação dos pricings à realidade do negócio.

A PT PRO recorreu ainda à solução SAS® Enterprise Guide para agilizar e simplificar o tratamento dos dados contabilísticos e carregamento das tabelas SAS.

SAS Ajuda PT PRO a Crescer com Analíticas de Negócio

Num mundo cada vez mais especializado e concorrencial, as empresas recorrem ao outsourcing de processos de negócio (BPO - Business Process Outsourcing) como um fator estratégico, procurando vantagens competitivas como redução dos custos, concentração no seu core business, flexibilidade e agilidade no ajustamento do seu negócio às oscilações do mercado, maior controlo da operação quer pela rapidez quer pelo detalhe de informação que o BPO pode oferecer, entre outras.

O objetivo da PT PRO é crescer sustentadamente neste negócio. “Dada a elevada competitividade do mercado de BPO é muito importante encontrarmos soluções que permitam analisar o nosso negócio com profundidade, exatidão e rapidez de forma a tomarmos as melhores decisões estratégicas e operacionais em tempo útil”, acrescentam Ana Cristina Vieira Duarte e João Biancard Cruz, Responsáveis pela área de Indicadores e Custeio na PT PRO, no âmbito deste projeto. “O SAS assumiu-se como um poderoso aliado na prossecução deste objetivo, na medida em que nos dá a visão do negócio de que necessitamos”, concluem estes responsáveis.

Sobre a PT PRO
Com um volume de negócios superior a 50 milhões de euros e cerca de 1.100 colaboradores, a PT PRO é uma entidade especializada na gestão de processos de suporte, designados por BPO – Business Process Outsourcing. Formalmente constituída em 2003, a PT PRO tem uma história de sucesso na prestação de serviços a mais de 100 clientes, possuindo uma escala única em Portugal e sendo especialista na gestão de mais de 180 processos. Ao longo da sua história, a PT PRO demonstrou sempre uma vocação de conceptualização e comprovada capacidade de implementação de soluções para os mais diversificados serviços de BPO que presta nos diferentes domínios das atividades de suporte, nomeadamente gestão financeira e de cobranças, gestão de recursos humanos/e-learning, gestão logística, gestão de facilities, gestão documental. Desde 2005 que a PT PRO detém certificação em três referenciais: qualidade, ambiente e segurança, higiene e saúde no trabalho. A qualidade é, aliás, um dos pilares fundamentais da gestão da PT PRO. Nos últimos três anos, o Hackett Group, empresa especializada e reconhecida em advisory services e benchmarking, classificou os processos da PT PRO como “world class” equiparando a sua eficiência e eficácia às das mais destacadas empresas internacionais.

 

 

 

 

 
PT Pro

Desafio:

Desenvolver um modelo de custeio que permitisse quantificar o tempo/custo das atividades executadas para cada cliente ao longo do tempo, com vista a melhorar, em termos de custo, tempo e qualidade, os serviços prestados.

Solução:

SAS® Activity Based Management
Benifícios para o Negócio:

Obtenção de uma visão mais aprofundada do negócio, através de análises de produtividade e custos unitários, construção de orçamentos e rentabilidades por atividade e cliente, permitindo à gestão tomar melhores decisões a vários níveis, nomeadamente desenho de processos, afetação de recursos, revisão de pricings.

Citação:

“Dada a elevada competitividade do mercado de BPO é muito importante encontrarmos soluções que permitam analisar o nosso negócio com profundidade, exatidão e rapidez de forma a tomarmos as melhores decisões estratégicas e operacionais em tempo útil” “O SAS assumiu-se como um poderoso aliado na prossecução deste objetivo, na medida em que nos dá a visão do negócio de que necessitamos”

Ana Cristina Vieira Duarte e João Biancard Cruz Responsáveis pela área de Indicadores e Custeio da PT PRO

Destaques
e-Newsletters
Receba no seu email os últimos desenvolvimentos tecnológicos e de negócio
Livraria online
Um vasto conjunto de livros e publicações SAS