Fidelidade Mundial
 

Compreender e interpretar os clientes

A Companhia de Seguros Fidelidade-Mundial, detentora das marcas Fidelidade e Mundial-Confiança, escolheu a tecnologia SAS para desenvolver um conjunto de soluções que permitem obter informação crítica para o processo de tomada de decisão e para um melhor conhecimento do mercado. Este sistema permite obter atempadamente informação rigorosa e periódica sobre os seus Clientes, nomeadamente tipos de produtos e serviços consumidos e indicadores de gestão financeira da sua actividade.

A plataforma, actualmente com cerca de 300 utilizadores, foi desenvolvida com ferramentas SAS. A arquitectura tecnológica assenta numa solução end-to-end que tem como ponto central um Data Warehouse, onde se consolida informação oriunda de várias fontes de dados, criando uma visão única do negócio com manutenção de histórico, a partir do qual são criados Data Marts departamentais que respondem às necessidades dos utilizadores. A disponibilização da informação faz-se via Web através de tecnologia multidimensional. Foram também implementados esquemas de segurança para acesso à informação.

Segundo as áreas de Marketing da Companhia "a informação produzida e a produzir permite actuar de forma a obter uma maior qualidade e celeridade na prestação de serviços e na especialização de produtos nas diferentes áreas de negócio e canais de distribuição". Referem, por outro lado, que "a adopção deste sistema de suporte à decisão possibilita não só a distribuição de informação de gestão a diferentes unidades funcionais mas também uma visão única do negócio o que contribui para o reforço da nossa estratégia multicanal".

"A disponibilidade de uma solução cujo foco seja o Cliente e que inclua de uma forma integral toda a relação que tem com a Companhia, contribui de forma decisiva para o melhor conhecimento dos nossos clientes. Compreender os comportamentos e interpretar as suas necessidades, permite criar novas oportunidades e o desenvolvimento de acções adequadas".

De acordo com Maria do Rosário Vasco, responsável pelo Departamento de Info-Centro da Fidelidade-Mundial, "A capacidade de análise da qualidade de dados, escalabilidade, flexibilização, e de integração de diferentes fontes de informação foi decisiva na escolha da tecnologia SAS". Sublinha no entanto que "a experiência e conhecimento do SAS tem-se revelado um contributo importante para a implementação da estratégia definida para nos assumirmos claramente como uma seguradora tecnologicamente avançada".

O projecto foi desenvolvido em colaboração estreita entre as duas empresas e com o apoio da iDW, parceira do SAS Portugal. A rapidez de desenvolvimento e a possibilidade de autonomia tecnológica foram áreas chave no projecto. Através da utilização da metodologia SAS de desenvolvimento e da partilha de conhecimento entre as diferentes equipas, tornou possível uma simbiose eficaz entre as necessidades de negócio e tecnológicas.




Sobre a Companhia de Seguros Fidelidade-Mundial. S.A.:
A Companhia de Seguros Fidelidade - Mundial, S.A.. com sede no Largo do Calhariz, 30 em Lisboa é uma Companhia do Grupo Caixa Geral de Depósitos. "Mundial-Confiança" e "Fidelidade" são marcas da Companhia de Seguros Fidelidade - Mundial, S.A.
Imagem Fidelidade
Companhia de Seguros
Fidelidade Mundial
Desafio:
Conhecimento integral de toda a relação do cliente e interpretar as suas necessidades para obter novas oportunidades de negócio.

Solução:
Integração, produção e distribuição de informação baseada em diferentes fontes, de forma a obter atempadamente informação rigorosa e periódica sobre os clientes, nomeadamente tipos de produtos e serviços consumidos e indicadores de gestão financeira da sua actividade.
"A capacidade de análise da qualidade de dados, escalabilidade, flexibilização, e de integração de diferentes fontes de informação foi decisiva na escolha da tecnologia SAS"
Drª Maria do Rosário Vasco
Responsável pelo Departamento de Info-Centro da Fidelidade-Mundial

Destaques
e-Newsletters
Receba no seu email os últimos desenvolvimentos tecnológicos e de negócio
Livraria online
Um vasto conjunto de livros e publicações SAS