Casos de Sucesso
 

Eurovida Reduz Custos Operacionais por Apólice em 48% com Solução Activity Based Management do SAS

Com a solução SAS Activity-Based Management a Eurovida– Companhia de Seguros de Vida, S.A.conheceu detalhadamente os custos directos e indirectos associados aos produtos, clientes e processos da sua actividade. Com base nesta informação, a seguradora reorganizou os processos de negócio, reduziu os custos operacionais e aumentou a produtividade e os níveis de satisfação dos clientes. Com o software SAS ABM, a Eurovida obteve uma redução de 48% nos custos operacionais por apólice, diminuiu em13% o número de reclamações anuais e reduziu em 56% o tempo de contratação de um seguro de risco.

A actividade altamente competitiva do sector segurador impôs à Eurovida o objectivo estratégico de optimizar resultados e reduzir custos. Para consegui-lo, implementou a solução SAS Activity-Based Management (ABM), através da qual identificou os custos reais de cada produto, cliente e actividade realizada na instituição, o que permitiu a racionalização de tarefas e processos de forma a optimizar todas as etapas do desenvolvimento do negócio.

O SAS dotou-nos de ferramentas eficazes para optimizar a gestão do nosso negócio. Ao avaliar com rigor os custos associados ao desenvolvimento dos produtos, os processos envolvidos na prestação de serviços e a rentabilidade ‘real’ de cada produto e cliente, conseguimos definir, por exemplo, quais os procedimentos a eliminar ou a automatizar de forma a reduzir os encargos e responder melhor e mais rápido às necessidades dos segurados”, refere o Administrador-delegado da Eurovida, Francisco Valério.

Calcular os “custos escondidos” do negócio para optimizar gestão de custos e de processos

A Eurovida conhecia os lucros da organização, mas precisava de saber concretamente quanto custava internamente cada produto, uma vez que existe sempre uma margem dos custos (custos indirectos)que não estão associados directamente ao valor do produto como, por exemplo, os custos com os recursos humanos.

Esta mesma lógica aplicava-se ao alargamento da oferta da Eurovida: a seguradora pretendia saber com exactidão os custos que a introdução de novos produtos traria à organização e perceber quais os produtos com mais valor para o seu negócio e nos quais valeria a pena apostar.

Todas estas questões foram respondidas pelo software SAS Activity-Based Management, que permitiu à Eurovida obter relatórios de rendibilidade por produto e por cliente, bem como aceder a informação exacta acerca dos custos associados a cada factor, os recursos necessários para desenvolver cada actividade e ainda a previsão dos recursos necessários a atribuir no futuro. Através da análise detalhada de todas as operações e despesas dentro da organização, a solução do SAS viabilizou também o estabelecimento de uma relação causa/efeito entre as variáveis de cada processo e o respectivo enquadramento dos recursos.

Análise detalhada do negócio gera racionalização de custos e maior desempenho

Com a análise de custos nos diferentes departamentos e por produto, os gestores da Eurovida identificaram as despesas associadas a todas as actividades da seguradora, desde agências a mediadores independentes. Baseado nesta informação, foi possível comparar os custos de cada produto com as expectativas definidas, bem como monitorizar o ciclo de vida do produto em função de variações introduzidas nos planos de negócio ou em situações inesperadas que pudessem colocar em risco o plano operacional.

A seguradora conseguiu assim calcular o valor real da criação de lucro e alcançar uma política de pricing mais adequada de modo a responder às necessidades dos clientes, bem como adaptar as tarefas e processos de negócio. “A adopção da solução SAS ABM possibilitou-nos identificar todos os custos, directos e indirectos, da nossa actividade, o que nos permitiu reorganizar processos gerir os custos de forma muito mais eficiente”, diz o Administrador-delegado da Eurovida.

Com o apoio do SAS, a Eurovida reduziu os custos operacionais por apólice em 48% através da emissão da apólice no próprio ponto de venda, sem a necessidade de recorrer ao back-office central da instituição, e mediante a aceitação automática do risco através de uma análise de scoring até determinados montantes seguros. Estas vantagens competitivas, aliadas à reorganização dos recursos, levaram à diminuição para mais de metade (56%) dos tempos de contratação dos seguros de risco e viabilizaram uma prestação de serviços mais rápida e completa, melhorando a satisfação global dos clientes e reduzindo o número de reclamações em 13%.

Melhorias que, segundo Francisco Valério, “são fundamentais no sector segurador pela sua competitividade e margens reduzidas”. E conclui declarando que “em tempos de conjunturas menos favoráveis, e numa altura em que a maioria do mercado segurador tem apostado num esmagamento de prémios, com a solução SAS ABM, elevámos a satisfação dos clientes, diminuímos significativamente os custos internos de cada apólice e ganhámos um conhecimento profundo do negócio que nos permitiu obter melhores resultados de negócio”.



Sobre a Eurovida - Companhia de Seguros de Vida, S.A.:
A
ctualmente integrada no Grupo Banco Popular, disponibiliza uma gama de soluções e serviços nas áreas da protecção e da capitalização para o Ramo Vida. A seguradora posiciona-se entre as 10 primeiras do ranking das companhias de seguros a actuar no mercado segurador nacional do ramo Vida e conta com mais de 66 mil clientes e um portefólio de 47 famílias de produtos.
Eurovida
Eurovida - Companhia de Seguros de vida, S.A.

Desafio:
A Eurovida necessitava de uma solução que lhe permitisse identificar todos os custos – directos e indirectos – associados a cada produto, cliente e processo desenvolvido na empresa para reorganizar recursos e aumentar a rentabilidade do negócio.

Solução:
SAS Activity Based Management
Benifícios:
Com a solução SAS ABM, a Eurovida apurou detalhadamente a rentabilidade e o custo de todos os processos da sua actividade, o que resultou numa reorganização de processos e permitiu reduzir os custos operacionais por apólice em 48%, o número de reclamações anuais em 13% e o prazo de contratação de um seguro de risco em 56%. A solução do SAS optimizou o planeamento e a capacidade de resposta às exigências e competitividade do mercado segurador.

Citação:
“Em tempos de conjunturas menos favoráveis, com a solução SAS ABM, elevámos a satisfação dos clientes, diminuímos significativamente os custos internos por cada apólice e ganhámos um conhecimento profundo do negócio que nos permitiu obter melhores resultados de negócio”.
Francisco Valério, Administrador-delegado da Eurovida.

Destaques
e-Newsletters
Receba no seu email os últimos desenvolvimentos tecnológicos e de negócio
Livraria online
Um vasto conjunto de livros e publicações SAS