Casos de sucesso - Allianz
 

Sistema de informação estratégica permite melhorar decisão

A Allianz Portugal, pertencente ao Grupo Allianz, o maior grupo segurador europeu e um dos maiores do mundo, implementou uma solução SAS destinada à gestão, análise e disponibilização de informação estratégica no sentido de aumentar ainda mais os seus níveis de rentabilidade, crescimento, qualidade de serviço e produtividade

Os diversos módulos aplicacionais foram desenvolvidos, em colaboração estreita entre as duas entidades, e possibilitam a análise on-line de um vasto conjunto de indicadores comerciais, técnicos e financeiros referentes aos diferentes ramos e produtos disponibilizados pela Allianz. A análise dos indicadores de negócio, fruto das funcionalidades do SAS, é feita de acordo com as necessidades de cada área funcional e hierárquica, permitindo uma visão global e/ou detalhada. O sistema permite uma análise temporal dos indicadores segundo diferentes critérios, designadamente rede comercial, produtos, ramos, e clientes.

Para Ferreira Duarte, responsável pelo departamento de desenvolvimento da Direcção de Organização e Sistemas de Informação, "A informação atempada e relevante não é só crítica para a tomada de decisão num mercado altamente competitivo, mas também na concretização dos vectores estratégicos da Allianz que passam por uma gestão criteriosa de Produtos, Agentes e Clientes". "A escolha do SAS resultou da experiência na área seguradora demonstrada ao longo dos últimos anos e pela reputada tecnologia", refere ainda o responsável da Allianz.

A arquitectura tecnológica baseia-se num data warehouse, desenvolvido com tecnologia SAS, com as respectivas capacidades de extracção, transformação e carregamento de dados. A aplicação foi desenvolvida em tecnologia web, recorrendo ao SAS web/AF.

O modelo adoptado de integração de informação, associado à metodologia SAS de implementação, permite à Allianz desenvolver rapidamente e autonomamente outras aplicações, respondendo a novas solicitações de negócio.

Um dos factores críticos de sucesso foi a estratégia clara da Allianz a par do nível de excelência de gestão e do conhecimento técnico dos seus colaboradores. Como resultado do conhecimento adquirido ao longo do projecto e das sinergias partilhadas pelas duas empresas, a Allianz optou por criar o seu próprio centro de competências nesta área.

"A infra estrutura tecnológica agora criada bem como o centro de competências permitirão a curto prazo desenvolvermos novos projectos na área de CRM analítico, de forma a continuarmos a melhorar a satisfação dos nossos Clientes", sublinha Ferreira Duarte.



Sobre a Allianz Portugal:
A Allianz Portugal nasceu em 1999 da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros. Tem como accionista e principal parceiro estratégico o Grupo BPI - Banco Português de Investimento. A Allianz Portugal posiciona-se no mercado nacional de forma inovadora e diferenciada, apostando no desenvolvimento de produtos à medida dos seus Clientes, na expansão da sua rede de distribuição e na melhoria da prestação de Serviço ao Cliente. Em 2001, os seus Resultados Líquidos atingiram mais de 7 milhões de Euros contando, actualmente, com cerca de 900 colaboradores.
A Allianz Portugal faz parte do Allianz Group, o maior grupo segurador mundial, cotado nas principais praças mundiais: DAX, Dow Jones, EURO STOXX 50, MSCI Europe e FTSE Eurotop 100. Desde Setembro de 2001, o Allianz Group foi incluído no Dow Jones Sustainability. O Allianz Group encontra-se representado através de mais de 700 companhias subsidiárias em mais de 70 países, contando com mais de 170 mil colaboradores.
Logo Allianz
Allianz Portugal
Desafio:
Aumentar ainda mais os níveis de rentabilidade, crescimento, qualidade de serviço e produtividade

Solução:
Planeamento e desenvolvimento de um sistema para análise de um vasto conjunto de indicadores comerciais, técnicos e financeiros referentes aos diferentes ramos e produtos. A análise, fruto das funcionalidades do SAS, é feita de acordo com as necessidades de cada área funcional e hierárquica, permitindo uma visão global e/ou detalhada. O sistema permite ainda uma visão temporal dos indicadores segundo diferentes critérios, designadamente rede comercial, produtos, ramos, e clientes.
"A escolha do SAS resultou da experiência na área seguradora demonstrada ao longo dos últimos anos e pela reputada tecnologia"
Engº Ferreira Duarte
Departamento de desenvolvimento da Direcção de Organização e Sistemas de Informação

 
Destaques
e-Newsletters
Receba no seu email os últimos desenvolvimentos tecnológicos e de negócio
Livraria online
Um vasto conjunto de livros e publicações SAS