Casos de Sucesso
 

Açoreana Seguros Elege SAS® Data Quality Para Conhecer Clientes

A aposta da Açoreana Seguros em novos segmentos de mercado, num ambiente altamente competitivo e em profunda transformação, levou esta empresa do grupo financeiro Banif a apostar na solução SAS® Data Quality para ter os dados sobre os clientes correctos e actualizados. A capacidade de poder passar a controlar e a definir automaticamente as regras de inserção de dados e respectivas permissões de armazenamento, foram factores decisivos na selecção desta solução. A visão integrada do negócio e da base de clientes, a redução dos custos operacionais e a autonomia dos colaboradores na utilização da solução são apenas alguns dos benefícios alcançados.

A Açoreana Seguros é a maior seguradora de capitais privados portugueses que está a operar no mercado nacional, comercializando a generalidade dos seguros existentes nos ramos Vida e Não Vida. Esta empresa, integrada no grupo financeiro Banif, apresentou em 2010 um volume de negócios de 550.000.000€ e uma quota de mercado de 7,6% nos ramos Não Vida em Portugal.

Com o objectivo de fazer crescer o negócio, e numa altura em que a instituição equaciona internacionalizar a sua actividade, tornou-se urgente resolver um entrave ao desenvolvimento do seu negócio, que é a qualidade dos dados das entidades com quem se relaciona (nomeadamente clientes, terceiros e fornecedores).

Com cerca de 780 colaboradores, uma rede de 51 delegações e 4500 mediadores que diariamente comercializam e emitem os seus produtos, a resolução dos problemas relacionados com a inserção dos dados de entidades era vital para o conhecimento dos clientes e aumento do seu valor.

A solução Data Quality do SAS, concebida para limpeza, correcção, padronização e integração de dados com a finalidade de disponibilizar informações consistentes e confiáveis, deu à Açoreana Seguros o controlo sobre a qualidade da informação dos seus clientes.

Identificação, Limpeza, Correcção e Remoção de Dados em Duplicado Dá Visão Real da Base de Clientes

Como refere Manuel Leiria, Director de Marketing Operacional da Açoreana Seguros, “um dos problemas que tínhamos de resolver de imediato era detectar as incongruências na qualidade dos dados armazenados e identificar a informação duplicada na lista de entidades”. Com a componente de Profiling e com o módulo de Quality desta solução, “estamos a atingir os nossos objectivos de termos os dados sobre os clientes mais correctos, completos e fiáveis, com uma ferramenta muito fácil de utilizar”.

A solução SAS® Data Quality disponibiliza um conjunto de regras de qualidade de dados adaptadas à língua portuguesa para conceitos frequentemente utilizados, como por exemplo entidades, produtos, moradas.

Por outro lado, a sua interface intuitiva trouxe à organização a flexibilidade necessária para os utilizadores serem auto-suficientes na criação e alteração das regras de negócio utilizadas na gestão. De facto, uma das características relevantes desta solução é a flexibilidade que oferece ao nível da customização, ao permitir introduzir novas regras para os conceitos específicos de cada negócio.

Com a componente de Profiling, “detectámos os problemas e as incongruências na qualidade dos dados que estavam a ser armazenados, nomeadamente na falta de preenchimento de campos nas bases de dados de cada cliente”.

Por sua vez, o módulo de Quality, através de avançados algoritmos de matching, permitiu à Açoreana Seguros identificar a informação duplicada na lista de entidades e proceder à sua correcção ou remoção automática. “Como resultado, a organização passou a ter uma visão mais integrada e consequentemente mais realista da sua base de clientes e de outras entidades intervenientes no seu negócio”, acrescenta Manuel Leiria, da Açoreana Seguros.

A correcta limpeza e standardização da base de clientes, para além de fornecer uma visão clara do negócio, constituem uma vantagem competitiva por acelerar o cumprimento dos objectivos de negócio de cada departamento.

Um exemplo disto é a sua utilização pelo departamento de marketing, para campanhas de cross e up-sell de produtos, que acelera as acções e consegue reduzir os custos associados aos contactos com os clientes por ter uma visão mais clara do valor real de cada cliente e das suas necessidades. “Com dados de qualidade, a produtividade interna na obtenção e gestão da informação disponível, quer ao nível do volume de dados quer da integridade da informação, aumentou e superou todas as expectativas”, conclui Manuel Leiria, Director de Marketing Operacional da Açoreana Seguros.

 

 

 

 

 

 
Açoreana Seguros

Desafio:

- Ter dados e informação de qualidade;
- Identificar a origem dos problemas na inserção de dados;
- Obter fácil e rapidamente informação integrada sobre a realidade de cada entidade;
- Conhecer a base real de clientes da organização;
- Facilitar a utilização da informação pelos colaboradores para campanhas de marketing, estudos de mercado, entre outros.

Solução:

SAS® Data Quality
Benifícios para o Negócio:

- Base de dados limpa, correcta e actualizada de acordo com as regras da instituição;
- Intervenção imediata junto das áreas e departamentos que mais contribuam para a má qualidade dos dados;
- Autonomia interna das equipas para executarem os processos de Data Quality;
- Maior produtividade pela utilização de informação disponível correcta e integrada.

Citação:

“Detectámos os problemas e as incongruências na qualidade dos dados que estavam a ser armazenados, nomeadamente na falta de preenchimento de campos nas bases de dados de cada cliente”.
Manuel Leiria
Director de Marketing Operacional

 

Destaques
e-Newsletters
Receba no seu email os últimos desenvolvimentos tecnológicos e de negócio
Livraria online
Um vasto conjunto de livros e publicações SAS