Casos de Sucesso
 

ESAF Inova Processos de Gestão com SAS

O objectivo de continuar a crescer de forma inovadora e sustentada levou a ESAF – Espírito Santo Activos Financeiros, responsável pela gestão de mais de 19,6 mil milhões de euros em activos financeiros, a investir nas soluções de Corporate Performance Management do SAS. A ESAF adoptou inicialmente a solução SAS Activity Based Management para dar uma maior visibilidade aos custos indirectos e conhecer o real retorno por produto e serviço. Mais tarde complementou estes benefícios com a solução SAS Strategic Management que interliga os objectivos estratégicos da organização a indicadores mensuráveis e automatiza o controlo dos processos de planeamento e orçamentação.

Actualmente, com o modelo de contabilidade analítica e o sistema de informação de gestão do SAS, a ESAF consegue tomar decisões de forma cirúrgica, actuar mais rapidamente e antecipar tendências. Tudo isto, em virtude da forma de como a informação se encontra acessível.

A ESAF iniciou este projecto de sucesso com o SAS quando adoptou a solução SAS Activity Based Management (SAS ABM) para analisar melhor os custos associados ao desenvolvimento do negócio, controlar os custos de uma forma mais eficiente, medir a eficiência operacional e planear os recursos em função de necessidades futuras.

O objectivo era criar condições para a tomada de decisões estratégicas e operacionais de forma a melhorar a performance, pois tinha chegado o momento da empresa inovar de forma radical para manter um crescimento sustentado no longo prazo, como refere Flávio Lança, Director de Planeamento e Controlo da ESAF.

“Devido ao forte crescimento do negócio, a ESAF precisava de ter ferramentas mais poderosas de análise do negócio, quer do ponto de vista comercial, quer do ponto de vista financeiro e encontrámos nas soluções SAS as ferramentas que precisávamos”, acrescentou Flávio Lança.

Como a solução SAS Activity Based Management traduz, directa ou indirectamente, a informação fornecida pelos sistemas operacionais em custos por actividades e processos, os gestores das diferentes áreas de negócio da ESAF passaram a identificar todos os custos alocados (directos e indirectos) aos serviços, aos clientes e aos processos, bem como o seu impacto ao nível operacional. Para além disto, o facto da solução ABM do SAS fornecer uma visão de causa e efeito das relações existentes entre recursos, processos e actividades e objectos de custo, os responsáveis da ESAF passaram a ter mais um instrumento que permite uma melhor previsão das necessidades de recursos e consequentemente a realizarem os seus orçamentos mais ajustados à realidade.

A implementação de um modelo de contabilidade analítica e de um sistema de gestão, ambos ferramentas SAS, permitiu “realizar melhorias nos processos administrativos a nível global, alinhar de forma transversal os recursos da empresa e acelerar a tomada de decisão porque passou a estar suportada em informação com grande nível de detalhe”, afirma Flávio Lança.

Com os bons resultados atingidos com o SAS ABM, e tirando partido da vantagem do software SAS ser modular, a ESAF implementou posteriormente a Solução SAS Strategic Management (StM). Esta solução, que veio apoiar a ESAF na tomada de decisão ao nível da definição da estratégia da instituição, permitiu também retirar mais vantagens do investimento já realizado com o SAS ABM. De facto, estas duas soluções (SAS ABM e SAS StM) fazem parte de um pacote desenvolvido pelo SAS para responder às necessidades de Corporate Performance Management das organizações.

As características funcionais do SAS Strategic Management permitiram criar e gerir múltiplos ambientes de Performance Management, bem como scorecards que associam os objectivos estratégicos da ESAF a indicadores mensuráveis actualizados automaticamente e nos intervalos de tempo definidos para cada um deles. Para além destas vantagens, a solução SAS StM disponibiliza ainda funcionalidades que endereçam o processo de planeamento e orçamentação e que automatizam o seu controlo.

Para o Director de Planeamento e Controlo da ESAF, outra grande vantagem das soluções SAS “é o seu interface de exploração via Web que permite disponibilizar a informação a todos os utilizadores de forma fácil, e eliminar as barreiras da dispersão geográfica”, sublinhando que “esta capacidade resulta do facto de toda a infra-estrutura de exploração se basear em standards, simplificando a integração nos ambientes da Intranet da ESAF”.

Actualmente a ESAF, com as soluções SAS, consegue apurar resultados ao nível dos vários segmentos de negócio, desde a margem líquida por produto ou rede de distribuição, a margem de contribuição por produto ou rede de distribuição, breakeven por produto, cost to income, entre outros indicadores. Esta informação é depois utilizada pela ESAF na orçamentação anual de volumes de activos sob gestão, que integra a definição da estratégia comercial com as redes no mix de produtos, a definição do pricing de novos produtos e ajustamentos nos produtos actuais.

Para Flávio Lança, os objectivos que se pretendiam alcançar foram atingidos com a implementação das soluções SAS, destacando o facto de “toda a informação estar reunida numa plataforma única e de fácil acesso, o que garante uma uniformização de toda a informação existente na empresa permitindo um acesso mais rápido, mais fácil e mais eficiente”.



Sobre a ESAF:
A ESAF é uma empresa do grupo BES especialista na gestão de activos que tem vindo a cimentar a sua posição nos mercados nacional e internacionais em várias áreas de actuação: fundos de investimento mobiliários e imobiliários, fundos de pensões, carteiras de gestão alternativa e gestão de patrimónios.
A estratégia de crescimento da ESAF assenta em três vectores-chave: a internacionalização, a inovação e a performance. Presente em Espanha, Reino Unido, Brasil e Angola, para além de Portugal, a ESAF procura manter um portfolio de soluções financeiras sólidas e inovadoras que proporcionam resultados sustentados e rendibilidades positivas aos seus clientes.


 
ESAF – Espírito Santo Activos Financeiros.

Desafio:
A ESAF, para continuar a crescer de forma inovadora e sustentada no longo prazo em Portugal e ao nível internacional, tem de continuar a acompanhar com um nível de detalhe crescente a sua estrutura de proveitos e custos, em particular os custos indirectos (e fixos), pelo peso relativo que estes têm na área de negócio onde actua. É assim fundamental possuir informação detalhada sobre as margem de cada fundo, carteira ou serviço e/ou por rede de distribuição, permitindo afinar os processos de orçamentação, acompanhamento orçamental, lançamento de produtos, planeamento de campanhas, entre outros. A organização e utilização desta informação para o planeamento estratégico plurianual e a integração de todos os dados de negócio, novos e antigos, numa única plataforma de fácil acesso, eram assim dois grandes desafios de negócio para a ESAF.

Solução:
SAS Activity Based Management
SAS Strategic Management
Benifícios:
Actualmente a ESAF dispõe de informação detalhada sobre activos sob gestão, proveitos e custos (directos e indirectos) alocados aos fundos, carteiras ou serviços, e condições comerciais dos produtos, entre outras, numa única plataforma, garantindo o acesso a toda a empresa a informação uniformizada independentemente da localização geográfica das unidades de negócio. Com o SAS ABM e o SAS StM, a ESAF passou a ter acesso aos resultados dos vários segmentos de negócio, incluindo a margem líquida e margem de contribuição por produto ou rede de distribuição, breakeven por produto, cost to income, entre outros indicadores que permitem fazer a orçamentação e o planeamento estratégico totalmente ajustados com a realidade do negócio e do mercado.

Citação:
“Devido ao forte crescimento do negócio, a ESAF precisava de ter ferramentas mais poderosas de análise do negócio, quer do ponto de vista comercial, quer do ponto de vista financeiro, e encontrámos nas soluções SAS as ferramentas que precisávamos. Conseguimos garantir a utilização uniformizada de toda a informação existente na empresa permitindo um acesso mais rápido, mais fácil e mais eficiente”.
Flávio Lança, Director de Planeamento e Controlo da ESAF

Destaques
e-Newsletters
Receba no seu email os últimos desenvolvimentos tecnológicos e de negócio
Livraria online
Um vasto conjunto de livros e publicações SAS