Notícias / Comunicados de Imprensa

SAS Institute, Software,Lda
Campo Grande,378-1ºandar
1700-097 Lisboa
Telf:210316000
Fax: 210316099
E-mail: marketing@por.sas.com

Press Release

Printer-Friendly Printer-Friendly

Noticias

 

SAS Enriquece Soluções de Gestão de Risco e de Compliance Para Banca e Seguros

Assicurazioni Generali, Danske Bank, HDI Assicurazioni, KBC, P&V Group e Unipol Gruppo Finanziario Gerem Riscos e Asseguram Cumprimento dos Requisitos Regulamentares Com SAS

Lisboa  (29 Jun. 2011)  – Para responder à evolução das práticas de gestão de risco e aos novos requisitos regulamentares, do Basileia III e Solvência II, para os sectores da Banca e Seguros, o SAS enriqueceu as soluções de gestão de risco SAS® Risk Management for BankingSAS® Risk Management for Insurance com novas funcionalidades. Assicurazioni Generali, Danske BankHDI Assicurazioni, KBC, P&V Group e Unipol Gruppo Finanziario são apenas alguns exemplos de instituições ligadas aos sectores da Banca e Seguros que utilizam as soluções de gestão de risco do SAS, empresa de referência mundial em software e serviços de Business Analytics.

Banca – Para Além dos Requisitos Regulamentares

Para além das novas regulamentações impostas, por exemplo, pelo Basileia III, os bancos também enfrentam pressões externas relacionadas com a transparência no cálculo e alocação do risco, processos complexos de financiamento, alocação de capital, entre outros. Neste contexto, os bancos devem implementar uma estrutura integrada de gestão de risco para remover silos e fornecer uma visão holística. Só uma solução completa de Enterprise Risk Management irá disponibilizar capacidades, para além das exigidas pelos novos requisitos regulamentares, para uma visão integrada das probabilidades de risco e do governance exigida para o gerir. Com a solução SAS® Risk Management for Banking, os bancos podem endereçar os requisitos impostos pelo Basileia III no que diz respeito à liquidez, aos fundos próprios para riscos adicionais e ao equilíbrio dos activos de cobertura. Para além disto, esta solução oferece uma análise completa dos riscos de liquidez, que vai além das novas regras do Basileia III, e analisa o capital económico interno, o risco de mercado e o risco ao nível de toda a instituição.

A base da SAS® Risk Management for Banking consiste numa estrutura integrada de dados para todas as aplicações. Integra um modelo de dados específico para o sector da Banca, o SAS® Detail Data Store for Banking, que se apresenta como a única fonte de informação para o data warehouse de risco. Eliminando ou reduzindo as inconsistências dos dados através de uma gestão abrangente, a solução do SAS aumenta o controlo e a propriedade dos dados de gestão de risco.

Esta solução suporta igualmente a integração e o reporting das medidas de risco, bem como dos níveis graduais da entidade, da unidade de negócios, da região geográfica ou de qualquer outra hierarquia definida pelo utilizador. As capacidades de reporting da solução disponibilizam auditoria, mudança, arquivo e dados históricos para suportar os actuais e futuros rigorosos requisitos de reporting, tirando partido de todo o potencial do SAS® Business Analytics Framework.

Seguros – Responder ao Solvência II

A última versão da solução SAS® Risk Management for Insurance ajuda as seguradoras a endereçarem de forma fácil as actuais e as emergentes directrizes do Solvência II, com efeito a partir de 1 de Janeiro de 2013.

Uma nova funcionalidade suporta o risco de incumprimento da contraparte e o risco operacional, de acordo com os cálculos definidos pelo Solvência II. Para além disto, a solução SAS® Risk Management for Insurance determina os requisitos de capital de solvência a nível individual e de grupo da entidade seguradora. Esta solução inclui agora relatórios adicionais pré-construídos e capacidades de reporting enriquecidas que agregam resultados de análises de todos os tipos de risco, incluindo risco operacional e de mercado, risco de subscrição do seguro de vida e não vida, e risco de incumprimento da contraparte. A nova interface de utilizador Flash-based melhora a experiência e a facilidade de utilização.

Seguradoras em todo o mundo recorrem à tecnologia para responder às exigências do Solvência II, como é o caso da italiana Unipol Gruppo Finanziario que já utiliza inclusivamente a solução SAS® Risk Management for Insurance. De acordo com o Responsável de Regulation Reporting/Rating Manager e Project Manager, Vittorio Corsano, para Solvência II da Unipol Gruppo Finanziario, "a estratégia de governance dos dados para o Solvência II requer especial atenção no que diz respeito às questões organizacionais, com o foco nas pessoas, processos, funções e responsabilidades. Isto corresponde às orientações e exigências do CEIOPS ou seja do Comité das Autoridades Europeias de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma, no entanto é necessário basear o projecto Solvência II em dados cuja elevada qualidade - tanto do ponto de vista técnico como de negócio - garanta o processamento eficiente e a conformidade com as metas e objectivos traçados".

Banca Constrói Cultura de Gestão de Risco Com SAS

O Danske Bank, um dos maiores bancos da Dinamarca, consciente da necessidade de uma nova plataforma que lhe permitisse ligar o risco e a análise de cálculos de capital, escolheu o SAS® Risk Management for Banking para ser a sua plataforma para cálculo do capital económico. Os analistas do Banco podem trabalhar sem o envolvimento das TI e os cálculos de risco podem ser realizados por uma unidade, utilizando uma abordagem integrada.

"Estamos a trabalhar no desenvolvimento de uma melhor interacção entre os especialistas em gestão de risco e os gestores, bem como entre as TI e o negócio nesta área", afirma o Vice-presidente e Responsável pela Unidade de Gestão de Capital e Risco do Danske Bank, Simon Haldrup. "O importante é que somos capazes de gerir todos os cálculos, e desenvolver, alterar e compreender a análise que é feita dos números. Queremos aprofundar e compreender a dinâmica, bem como melhorar a apresentação e a comunicação deste conhecimento à gestão do Banco".

O objectivo a longo prazo do Danske Bank é construir uma cultura baseada na gestão de risco. "Temos que identificar e compreender o risco a que estamos expostos", diz Simon Haldrup. "Basicamente, trata-se de distinguir o bom cliente do mau cliente, e saber a rentabilidade ajustada ao risco do cliente. Podemos medi-la e analisá-la, e é nessa direcção que temos que avançar".

"O importante é que agora temos uma solução aberta com a qual todas as dinâmicas podem ser seguidas e compreendidas pelos nossos analistas. A solução do SAS tem uma interface que se adapta na perfeição às competências dos nossos analistas. Eles não têm que ser especialistas em TI para efectuar análises, e como economistas possuem os conhecimentos necessários para utilizar a solução". O último teste de stress foi realizado utilizando a nova plataforma, já que os testes de stress são parte integrante da nova abordagem de gestão de risco do Banco.

Já o KBC, uma instituição bancária belga com ofertas de serviços na área do seguros presente também na Europa Central e Oriental, escolheu as soluções SAS® Risk Management for Banking e SAS® Risk Management for Insurance para obter uma solução central de reporting de risco ao nível do Grupo e endereçar as directrizes de Solvência II. Com estas soluções do SAS, o KBC pode obter uma visão consistente e rápida da sua exposição global ao risco por tipos de risco, departamentos e regiões geográficas. Suportado por capacidades amplas de workflow, todo o processo de reporting de risco ao nível do Grupo será coberto, incluindo integração dos dados e armazenamento dos diferentes resultados de risco, monitorização da qualidade dos dados, reconciliação dos números financeiros e de risco, agregação do risco, relatórios internos sobre todos os tipos de risco, exploração de dados e relatórios regulamentares.

Seguradoras Valorizam Soluções SAS Para Gerir o Risco

Tal como o Unipol Gruppo Finanziario, o grupo belga P&V escolheu a solução SAS® Risk Management for Insurance para se preparar para os requisitos impostos pelo Solvência II e desenvolver programas de Enterprise Risk Management. O P&V Group pretendia uma arquitectura única e integrada que lhe fornecesse dados de qualidade, gestão do risco ao nível da instituição e conformidade com o Solvência II. Com a solução SAS® Risk Management for Insurance, o grupo é capaz de obter uma visão consistente e rápida da sua exposição global ao risco por entidades de seguros de uma forma estruturada e auditável. Com SAS, o P&V Group terá capacidade para implementar rapidamente quaisquer novos requisitos de reporting, incluindo relatórios internos e regulamentares de Solvência II.

Já a HDI Assicurazioni, a actuar no mercado italiano, escolheu a solução SAS® Risk Management for Insurance para melhorar a qualidade dos dados, tomar decisões baseadas em informações de risco de forma mais rápida e cumprir com os requisitos impostos pelo Solvência II. Enquanto algumas empresas vêem os requisitos de Solvência II como uma necessidade burocrática, para a HDI Assicurazioni são uma oportunidade para se concentrar na sua saúde financeira e na focalização do seu negócio no serviço ao cliente.

Solvência II protege os consumidores ao avaliar os riscos com mais precisão e ao exigir uma maior transparência. De acordo com o Responsável pela Organização e Sistemas de Informação da HDI Assicurazioni, Francesco Massari, "Solvência II tem um impacto positivo na solidez económica e financeira da empresa, para o benefício do cliente. Oferece também uma oportunidade para repensar amplamente os processos organizacionais e os procedimentos relacionados com a gestão do risco, melhorar a qualidade dos dados, aumentar a eficácia dos sistemas de controlo e promover a responsabilização perante os stakeholders. É uma oportunidade, em vez de um evento burocrático".

A tecnologia do SAS está há muito presente na HDI Assicurazioni, o que fez com que esta se concentrasse no redesenho do sistema existente, tendo por base os novos requisitos do Solvência II, e na criação de uma data warehouse única ao nível da empresa. Um dos objectivos foi recolher, standardizar e consolidar toda a informação relacionada com o negócio dos seguros de imóveis e de acidentes pessoais. Outro objectivo foi alcançar, através dos motores de cálculo disponíveis na solução do SAS, um sistema de suporte à decisão em tempo real que oferecesse aos utilizadores, actuários ou gestão de topo as ferramentas necessárias para tomar decisões baseadas em factos. "A solução SAS® Risk Management for Insurance oferece-nos as garantias necessárias em termos de robustez, confiança e qualidade dos dados e das métricas produzidas", continua Massari.

"A flexibilidade da solução do SAS tornou possível a redução do investimento e dos tempos de implementação, totalmente em linha com o budget", explica Massari. "Com a contribuição dos analistas do SAS, fomos capazes de detectar os problemas relacionados com o fluxo de extracção e os procedimentos de gestão e implementar as acções correctivas apropriadas. Alcançámos o duplo objectivo de melhorar a qualidade dos dados e simplificar os processos de informação".

Sobre o SAS

O SAS é líder em software analítico e serviços de consultoria, e o maior fornecedor independente no mercado de business intelligence. Com aplicações de negócio inovadoras, suportadas por uma plataforma de inteligência empresarial, o SAS ajuda os seus clientes distribuídos por mais de 45.000 locais a tomarem as melhores decisões de forma mais rápida, aumentando o seu desempenho e valor de negócio. Desde 1976 que o SAS oferece aos seus clientes em todo o mundo The Power to Know® .

Mais notícias…

Copyright © SAS Institute Inc. All Rights Reserved.

Contactos Editoriais: